desenhos imprecisos
e outras formas
de existir sobre o papel
Conferência-oficina, de 60 a 90 minutos, 2024
Publicação (Cais Editora e Editora Editora), 2024
​
No formato 12 x 15,5, 68 páginas, com capa em Color plus Los Angeles 240g/m² e desenho original e miolo em Offset 90g impresso a laser, com tiragem de 200 exemplares numerados e assinados.
O livro “Desenhos imprecisos e outras formas de existir sobre o papel” é um desdobramento de uma oficina ministrada por Kamilla Nunes, e tem como objetivo criar um espaço de experimentação da relação entre o desenho e a escrita, que convida as pessoas a criarem uma dimensão espacial, relacional, temporal e psicanalítica entre a linha que dá forma e a linha que deforma a aparência do “eu” e do “mundo”. Com este livro, ou “caderno de desenho”, a autora propõe a prática e a reflexão sobre a criação de linguagens através de outras formas de organização da arte no campo editorial. O livro faz parte do processo de investigação e da prática artística, editorial e curatorial de Kamilla Nunes, que compreende a criação de grupos de investigação em arte contemporânea, como os grupos DESVIO e IMPOSSIBILIDADE DE ESGOTAMENTO, ambos partindo da necessidade de invenção de lugares de encontro e debate – encontrar para debater / debater para encontrar.
​
O livro chega ao público com tiragem limitada de 200 exemplares, numerados, assinados e com capas exclusivas criadas pela própria artista. A publicação explora as conexões entre desenho e escrita para abrir um espaço temporário de investigação sobre arte e psicanálise, abordando esses temas a partir de uma perspectiva voltada para as artes e a educação. Inspirada em questões tanto locais quanto globais sobre o ensino do desenho e da escrita, a obra reflete a experiência de Nunes com grupos de prática artística, denominados Impossibilidade de Esgotamento.
​
A proposta central do livro é que o texto-desenho configure uma “zona de indistinção”, refletindo sobre essas áreas limítrofes, posicionando-se na interseção entre literatura e artes visuais. A ideia da criação de uma oficina de desenho e escrita surgiu durante o doutorado de Nunes, intitulado “Hoje ficamos por aqui” e defendido em 2022, no PPGAV-CEART/UDESC.
“Desenhos imprecisos e outras formas de existir sobre o papel” mostra de que modo procedimentos como anotar, colecionar, arquivar e mapear resultam em textos que assumem diversas formas, expandindo os limites entre linguagens e enfatizando a fusão de palavras e imagens e convida leitores a se tornarem participantes, construindo o livro na medida em que escrevem / desenham.
​
Disponível em: https://www.editoraeditora.com/desenhosimprecisos
​