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arquivos implacáveis
meyer filho

A exposição ARQUIVOS IMPLACÁVEIS MEYER FILHO foi criada a partir da noção de arquipélago-sistema solar, no qual ilhas-planetas são formadas por aspectos pessoais, artísticos, sociais, profissionais, políticos e históricos da vida e da obra de Meyer Filho. Ilhas-planetas estas que remontam à geografia dos lugares em que o artista viveu: a Ilha de Santa Catarina e o planeta Marte. Estes movimentos, da ilha ao cosmos, organizam situações e discursos que questionam as noções de local e universal, de cultura popular e erudita e, por que não, as noções de loucura e processo artístico.

Algumas perguntas simples, mas de respostas complexas, norteiam este arquipélago: Quem foi Meyer Filho?; O que ainda não foi dito sobre Meyer Filho?; Que textos, imagens, histórias e depoimentos ainda não vieram à público?; Que outras poderão ser criadas, articuladas e remontadas a partir destas ilhas? Meyer Filho criou uma linguagem marciana para nós, meros terráqueos, e o que pretendemos com esta exposição é abrir alguns feixes de luz para que sua obra seja vista por lentes estéticas, gelatinosas, multifocais, côncavas e convexas, mas também de contato. Por isso, os títulos das ilhas--planetas foram apropriados de seus escritos, são frases que ele utilizou em diferentes contextos: PLANTANDO DÁ, PESSOAL!; QUEM FALOU QUE OS ANJOS NÃO TEM SEXO?; EMBAIXADA DE MARTE NO PLANETA TERRA; RESPEITÁVEL PÚBLICO; ILHA DE CASOS E OCASOS RAROS, DE SOL, CHUVA E VENTO SUL; HORA DE UM CERTO CAFEZINHO; É VERDADE! É TUDO VERDADE!!!!

O implacável, dos arquivos de Meyer Filho, é a maneira como ele foi construído e preservado, a forma como ele decidiu contar sua própria história. Meyer não nos deixa esquecer da extensão de sua obra. Um exemplo disso é quando faz uma colagem de desenhos, com o comentário: “Estes são alguns dos 30.000 (TRINTA MIL) desenhos rápidos e rapidíssimos que fiz no período de 30.4.1941 a 2.7.1971, quando, para ganhar a VIDA, fui um (BOM) bancário….”.

A obra de Meyer Filho tem pelo menos duas fases principais, a que ele produziu antes da aposentadoria, “sem nenhuma falta ao serviço, nenhuma úlcera no estômago e nenhuma promoção por merecimento”, e a que produziu depois, um período de “libertação”. Ser bancário, para Meyer, era uma necessidade, uma maneira de sustentar sua família e a si próprio, uma vez que poucos artistas tinham condições de viver de sua arte, como ele mesmo dizia e repetia: não é porque Victor Meirelles morreu de fome, em um domingo do carnaval carioca, que ele o imitaria, morrendo de fome, em uma quarta-feira de cinzas, do carnaval de Floripa.

Nos atemos, ainda, aos procedimentos de Meyer Filho, ao seu modus operandi, aos aspectos de seus arquivos que nos permitiram chegar até aqui e criar um microcosmo, real e imaginário, ao mesmo tempo, sem desconsiderar o tanto que já foi dito, pensado e escrito. É por isso que esta exposição tem os pés na terra, a cabeça em Marte, e um corpo que atravessa o espaço.

 

Kamilla Nunes | Curadora Geral

Gabi Bresola | Curadora Adjunta

Aline Natureza | Curadora Assistente

BAIXE O LIVRO AQUI

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Coordenação geral: Sandra Meyer 

Curadora geral: Kamilla Nunes

Curadora adjunta: Gabi Bresola
Curadora assistente: Aline Natureza 

Comunicação visual e projeto gráfico: Vanessa Schultz

Assistência de coordenação: Djuly Gava

Coordenação educativo: Priscila Anversa

Educativo: Cyntia Werner, Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UDESC), Maria Helena Barbosa, Núcleo de Arte-Educação (NAE/MASC), Maristela Müller e Priscila Anversa

Site: Natali Francini Gonzales [Nausicaa Design Digital] 

Acervo [tratamento Arquivístico]: Anna Julia Borges Serafim [museóloga]; Elisiana Trilha Castro [historiadora]; Michelle Witkowski [arquivista] e Ana Julia Vieira Patrício [estagiária de Arquivologia UFSC]

 

Projeto Expográfico 

Kamilla Nunes

 

Mobiliário Expográfico

Bloco B Arquitetura

 

Consultoria em Iluminação: Ouse Iluminação 

Marcenaria: Aliatir Silveira e Augusto Mikoszewski

Trilha sonora redes sociais: Iaell Meyer

Cenografia e curadoria da ilha É VERDADE, É TUDO VERDADE!!!!: OTropicalista 

Textos de aberturas de ilhas: Equipe Curatorial

Textos da Cronobiografia: Aline Natureza

Assessoria de imprensa: Luciana de Moraes

Social media: Aline Natureza

Produção: Gabi Bresola, Arturo Valle Junior, Marina Tavares da Cunha Melo e Studio de Ideias Gestão e Produção Cultural

Assistente de Produção: Ana Roman

Montadores: Ana Pi, Flávio José Brunetto, Leo Romão, Aliatir Silveira, Nadyne Mendes Garcia e Djuly Gava

Produção executiva: Maximus Produção Cultural e Una! Criatividade e Impacto Positivo  

 

Documentários: 

Roteiro: Kamilla Nunes e Sandra Meyer

Direção e montagem: Sandra Alves

Produção: Vagaluzes Filmes

 

Audiovisual ilha É verdade, é tudo verdade!!!! 

Audiovisual: Hedra Rockenbach e Sandra Alves

Roteiro: O Tropicalista

 

Oficina “Dazibao”

Ministrante: Pedro Franz

 

Curso online “Meyer Filho, terra em fuga”

Ministrante: Bianca Tomaselli

Equipe de Transmissão: Casarinha

Intérprete em Libras: Vitória Tassara e Danielle Souza

 

Material Pedagógico

Concepção: Priscila Anversa

Coordenação Editorial: Gabi Bresola, Kamilla Nunes e Sandra Meyer

Projeto Gráfico: Vanessa Schultz

Preparação de texto: Aline Natureza

 

Seminário

Coordenação: Clarissa Diniz e Gabi Bresola

Palestrantes: Bianca Tomaselli, Clarissa Diniz e Daiana Schavartz

Registro e edição: Alan Langdon

Acessibilidade: Sansara Buriti 

 

Livro 

Organização: Gabi Bresola e Kamilla Nunes
Coordenação editorial: Gabi Bresola e Kamilla Nunes 

Assistência de organização e coordenação editorial: Aline Natureza

Projeto gráfico e tratamento de imagem: Vanessa Schultz

Ilustração e capa: Pedro Franz

Preparação de texto: Aline Natureza

Textos do Arquipélago 1: Aline Natureza, Gabi Bresola e Kamilla Nunes

Textos do Arquipélago 2: 

[Ilha Arquivos Implacáveis]: Kamilla Nunes, Gabi Bresola, Clarissa Diniz, Bianca Tomaselli e Sandra Meyer

[Ilha  Estalo de Vieira]: Aline Natureza

Reprodução de imagens: Acervo Instituto Meyer Filho: Gabi Bresola, Iam Campigotto, Kamilla Nunes, Claudio Brandão, Pedro Alípio, Sandra Meyer

Impressão: Gráfica Coan

                                

Acervos

Acervo Sandra Meyer, Acervo Helenita Coelho, Acervo Adriano Pauli, Acervo Fundação Hassis, Acervo Ylmar Corrêa Neto, Acervo José Luiz Nuremberg, Acervo Jair da Silva Junior e Eliete Magda Colombeli, Acervo Lúcia Rupp Hamms, Acervo Luiz Ernesto Meyer Pereira, Acervo Marcelo Collaço Paulo, Acervo Museu de Arte de Santa Catarina, Acervo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC – Oswaldo Rodrigues Cabral, Acervo Rafael Mund, Acervo Simone Bobsin, Acervo Thales Brognoli e Acervo Tércio da Gama.

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