
OFICINA
DESENHOS IMPRECISOS E OUTRAS FORMAS DE EXISTIR SOBRE O PAPEL
O que é o desenho? Que sentidos se produz numa escrita no campo das artes visuais? Para que servem? Qual é o seu papel e como podemos problematizá-los, amplificá-los e refazê-los desde o campo da arte e educação? E, por fim, o que acontece se nos colocamos diante da possibilidade de construirmos oficinas onde vamos ensinar/compartilhar o que, na verdade, ainda não sabemos?
AS OFICINAS
"Desenhos imprecisos e outras formas de existir sobre o papel" é uma oficina experimental e temporária criada pela artista e curadora Kamilla Nunes que visa expandir o debate acerca das relações entre desenho e escrita no campo das artes visuais. A oficina é composta por exercícios sequenciais (com duração de até duas horas), desde exercícios de observação até outros de imaginação, que lidam com questões pessoais de cada participante.
A proposta é criar um espaço de experimentação da relação entre o desenho e a escrita, que convida as pessoas a construírem uma dimensão espacial, relacional, temporal e psicanalítica entre a linha que dá forma e a linha que deforma a aparência do “eu” e do “mundo”. Os exercícios possuem duração determinada, tornando o erro e a possibilidade de desistência parte do processo de criação, para que possamos imergir no gesto e na complexidade que existe entre o pensar e o desenhar, o desenhar e o sentir, o escrever e o imaginar.
A oficina é aberta a qualquer pessoa interessada em desenhar como quem escreve e a escrever como quem desenha. Não é necessário ter experiência prévia em desenho ou escrita, tampouco ter qualquer repertório na área de artes visuais. Basta um tanto de papel e outro tanto de coisas para riscar (será fornecido materiais de desenho).
As oficinas serão ministradas em cinco cidades, nas seguintes datas e horários:
Florianópolis | Ateliê Ilca Barcellos- 21/06/25, das 9h às 11h
Pomerode | Ateliê Celaine Refosco - 27/06/25, das 15h às 17h
Blumenau | IFC - 03/07/25, das 14h às 16h (ESGOTADO)
Criciúma | UNESC - 12/06, das 19h às 21h (ESGOTADO)
Joaçaba | Casa da Cultura Rogério Sganzerla- 18/07/25, das 14h às 16h
Os encontros serão gratuitos, abertos a pessoas acima de 18 anos, e as vagas são limitadas. Haverá distribuição gratuita da publicação Desenhos imprecisos e outras formas de existir sobre o papel às/aos participantes durante as oficinas.
A PUBLICAÇÃO
O livro “Desenhos imprecisos e outras formas de existir sobre o papel” é um desdobramento dessa oficina e foi editado pela CAIS Editora e EditoraEditora. Com este livro, ou “caderno de desenho”, a autora propõe a prática e a reflexão sobre a criação de linguagens através de outras formas de organização da arte no campo editorial. O livro faz parte do processo de investigação e da prática artística, editorial e curatorial de Kamilla Nunes, que compreende a criação de grupos de investigação em arte contemporânea, como os grupos DESVIO e IMPOSSIBILIDADE DE ESGOTAMENTO, ambos partindo da necessidade de invenção de lugares de encontro e debate – encontrar para debater / debater para encontrar. O livro chega ao público com tiragem limitada de 500 exemplares. A publicação explora as conexões entre desenho e escrita para abrir um espaço temporário de investigação sobre arte e psicanálise, abordando esses temas a partir de uma perspectiva voltada para as artes e a educação. Inspirada em questões tanto locais quanto globais sobre o ensino do desenho e da escrita, a obra reflete a experiência de Nunes com grupos de prática artística, denominados Impossibilidade de Esgotamento. A proposta central do livro é que o texto-desenho configure uma “zona de indistinção”, refletindo sobre essas áreas limítrofes, posicionando-se na interseção entre literatura e artes visuais. A ideia da criação de uma oficina de desenho e escrita surgiu durante o doutorado de Nunes, intitulado “Hoje ficamos por aqui” e defendido em 2022, no PPGAV-CEART/UDESC. “Desenhos imprecisos e outras formas de existir sobre o papel” mostra de que modo procedimentos como anotar, colecionar, arquivar e mapear resultam em textos que assumem diversas formas, expandindo os limites entre linguagens e enfatizando a fusão de palavras e imagens e convida leitores a se tornarem participantes, construindo o livro na medida em que escrevem / desenham.
Para se inscrever nas oficinas, basta responder o formulário no link abaixo:
*As vagas são limitadas e a confirmação, além das demais informações sobre a oficina, serão enviadas, separadamente, para cada pessoa inscrita, após o encerramento das inscrições.